segunda-feira, 30 de maio de 2011

Algarvios ilustres - Manuel Teixeira Gomes

Cronista, dramaturgo, crítico de arte, ficcionista e político português, nasceu a 27 de maio de 1860, em Portimão, e morreu a 18 de outubro de 1941, em Bougie, na Argélia. Depois de ter frequentado o Seminário de Coimbra, onde foi companheiro de José Relvas, matriculou-se na Faculdade de Medicina, não chegando, porém, a concluir o curso. Depois de uma vivência de boémia, entre Coimbra, Lisboa e Porto, durante a qual conviveu com algumas das figuras mais conhecidas da literatura do último quartel de Novecentos, como Sampaio Bruno, Teófilo Braga, Fialho de Almeida, António Patrício, Malheiro Dias e António Nobre, adquirindo uma cultura artística e literária rica e diversificada, regressou a Portimão para se dedicar ao comércio de exportação de frutos secos na empresa que o pai detinha, sendo, então, obrigado a efetuar múltiplas viagens ao estrangeiro, sobretudo pelo Norte de França, Países Baixos e Mediterrâneo. 

A partir de 1895, estabeleceu novos contactos literários e ficou a conhecer, entre outros, Marcelino Mesquita e Gomes Leal. Entretanto, entusiasmado pelos seus amigos, publicou a sua primeira obra O Inventário de junho, em 1899. Obrigado a permancer em Portimão durante mais tempo, devido à avançada idade do pai, dedicou-se, por esta altura, à escrita, tendo publicado Cartas sem Moral Nenhuma e Agosto Azul, ambos os escritos em 1904, Sabrina Freire, em 1905, Desenhos e Anedotas de João de Deus, em 1907, e Gente Singular, em 1909. 

Com a eclosão da revolução republicana, aceitou o cargo de ministro em Londres, encetando um papel interveniente na vida política externa portuguesa - temporariamente suspenso durante a ditadura de Sidónio Pais -, tendo sido responsável pela intervenção de Portugal na Primeira Guerra Mundial, e representou Portugal na Conferência de Versalhes e na Sociedade das Nações. 
Num período particularmente conturbado da vida política e social portuguesa, foi eleito, em 1923, presidente da República, resignando em 1925. Com a instauração da ditadura militar de 1926, encetou um novo período de peregrinação pelo estrangeiro, assumido agora como exílio voluntário. 


Retomou então a escrita, revendo e reeditando as suas primeiras obras e dando à estampa um novo ciclo de volumes de narrativa, memórias e impressões de viagem. Um dos pontos de abordagem da sua obra utilizados com mais recorrência é o de repertoriar continuidades e diferenças entre as obras do início do século com aquelas publicadas depois de quinze anos de silêncio. Como fio condutor entre ambos os momentos encontra-se o recurso frequente a processos evocativos, já que no hiato entre a narração e o acontecimento evocado, joga-se o estranhamento necessário a um desvendar progressivo da ação ou situações insólitas, estratégia que confere à sua escrita características próximas do fantástico. Novelística que se compraz na subversão de lugares-comuns, que se assume como desafio ao sublime e ao romanesco, integrando, por consequência, o grotesco e a ironia como estratégias que permitem o distanciamento e repelir qualquer sentimentalismo, e a expressão inédita de um erotismo plenamente assumido, enquanto adesão incondicional e deslumbrada "à arte e à mulher" (cf. RODRIGUES, Urbano Tavares - Prefácio a Novelas Eróticas, 3.ª edição, Venda Nova, Bertrand, s/d, p. 8). Ao mesmo tempo radicalmente anti-romântica, pela forma como os impulsos idealistas das personagens são continuamente aviltados pelo confronto com a materialidade ou com o ridículo, e anti-naturalista e anticientifista, pela forma caricatural como questiona uma realidade cuja compreensão escapa ao racionalismo, a prosa de Manuel Teixeira Gomes recupera um esteticismo classicista, patente em descrições onde a frase longa, bem cadenciada, sem recusar, para maior propriedade da expressão, o uso de arcaísmos e neologismos, adquire, na evocação imaginária e sensual de lugares, mulheres, amigos que conhecera, uma beleza raras vezes atingida na literatura portuguesa.

Morreu em outubro de 1941, num quarto de hotel da Argélia, país onde viveu os seus últimos dez anos. No entanto, nove anos mais tarde, os seus restos mortais seriam trasladados para Portimão, a pedido da família.

Bibliografia: Inventário de Junho, Lisboa, 1899; Cartas sem Moral Nenhuma, Lisboa, 1903; Agosto Azul, Lisboa, 1904; Sabina Freire, Lisboa, 1905; Anedotas de João de Deus, isboa, 1907; Gente Singular, Lisboa, 1909; Cartas a Columbano, Lisboa, 1932; Novelas Eróticas, Lisboa, 1934; Regressos, Lisboa, 1935;Miscelânea, Lisboa, 1937; Maria Adelaide, Lisboa, 1938; Carnaval Literário (2.ª parte de Miscelânea), Lisboa, 1939; Londres Maravilhosa, Lisboa, 1942; Correspondência I e II, Lisboa, 1960

Polo aquático: Portinado revalidou título nacional


"O Portinado revalidou este domingo o título nacional de pólo aquático masculino, ao vencer o Salgueiros por 5-4, no quarto jogo do «playoff», finalizando com um 3-1 na eliminatória decisiva. 

Equipa de Portimão celebrou segundo título do seu historial

A partida foi muito equilibrada, com os jogadores das duas formações a mostrarem muitos nervos, principalmente com o 
aproximar do fim do jogo. 

No quarto parcial, o guarda-redes algarvio, Mykola Yanochko, foi determinante, ao defender três remates isolados e 
recargas, quando já toda a assistência gritava golo. O guardião da seleção nacional recebeu o prémio de jogador mais valioso do «playoff». 

O Portinado conquistou o segundo título consecutivo, os dois únicos da história do clube. A equipa de Portimão venceu os 
dois primeiros jogos, por 16-8 e 9-7 e, no sábado, perdeu por 7-10. 

O treinador/jogador da equipa bi-campeã nacional, Evghenii Trubetcoi – que assinou hoje três golos, juntando aos dois de 
Rui Moreira –, considera que a chave do sucesso foi “a paixão pela modalidade, o jogo de equipa e a vontade de ganhar”. 

“Ontem estivemos pouco tranquilos, mas hoje mostrámos a nossa garra, o nosso querer, e a equipa esteve a um excelente 
nível”, referiu, sobre um conjunto que foi este ano reforçado com os jogadores provenientes do extinto Louletano. 

O técnico considera que a vantagem só foi visível no final da época. “Não foi fácil juntar duas equipas e só agora é que 
estamos a jogar como um todo. Mas ainda podemos evoluir e temos muitos aspectos a melhorar.” 

Evghenii Trubetcoi dedicou a vitória “aos atletas e ao clube”. “O Portinado é um clube pequeno, que todos os anos faz um 
grande esforço pela equipa e para estar entre os grandes”, afirmou." - Região Sul

sábado, 28 de maio de 2011

Lendas Algarvias - Lenda da Praia da Rocha

Uma Sereia chegou um dia ao Algarve, não se sabe bem de onde. Instalou-se à beira-mar, descansando de uma jornada que deve ter sido longa e fatigante.


Um Pescador que por ali andava na sua faina viu-a, e admirado com aquela intrusão nos seus domínios, aproximou-se e disse:
- Não sei donde vieste, mas devo informar-te de que tudo isto que vês é meu. Foi o Mar que criou este sítio e eu sou filho do Mar!

     Sorriu a Sereia de tal maneira que prendeu o Pescador, respondendo-lhe:
    - Venho de longe, Pescador, de muito longe. Aportei aqui depois de muito procurar, e tanto sossego achei que quero ficar.

   - Como te chamas? Quem és? - quis saber o filho do Mar.

   - Não tenho nome, Pescador. Sou apenas o que sou, Sereia.

   - Bem-vinda sejas então, Sereia, a este local que já é teu!

    Foi então que, de longe, se fez ouvir uma voz agreste e rude:
   - Não dês o que não é teu, Pescador! Esta terra é minha, foi a montanha que a criou! Eu sou o filho da Serra e tudo o que vês me pertence!

  - Assim sendo, Serrano - sussurrou a sereia - talvez sejas tu o fim da minha jornada.

 - Deixa-o falar, Sereia! Que pode ele e a sua Serra contra o poder de meu pai, contra as ondas sem dono!...

 - Ah, ah, ah! - riu o serrano - Tenta tu subir à Serra! Que poderão as tuas ondas contra a robustez que herdei da minha mãe. Mais poderoso sou eu, que quando quiser, posso criar montanhas dentro do Mar!

 Parecia iminente a luta entre os dois gigantes; procurava o Mar acalmar as suas ondas, que cresciam e engrossavam; toldava-se a Serra, agitando as urzes e os pinheiros. Deleitava-se a Sereia com a violência do amor que neles via crescer, mas disse-lhes:
  - Não se zanguem! Eu vou esperar aqui que me tragam provas das vossas forças. Mas agora ide, estou cansada e quero repousar!

  Lentamente afastaram-se areal fora os dois rivais. Um entrou pelo Mar dentro, o outro subiu à Serra. Iam pensativos, procurando a melhor maneira de convencer a Sereia.

Ela, por seu lado, instalou-se como se em casa estivesse e esperou.

  Chegou primeiro o Pescador.Trouxe-lhe o Mar e estendeu-o a seus pés, pintando-o verde suave à bordinha, e azul profundo lá ao longe, dizendo:
- Tudo isto é o meu Mar, e é teu, Sereia!

E a Sereia ficou a olhar o mar, deleitando-se com o seu ondular. Subitamente, ouviu o Serrano:
    - Sereia, aqui estou: dar-te-ei um trono de pedra lá no alto do mundo. Já pedi ao vento que te embalasse o sono, ao sol que te aquecesse os dias, e às fontes que te refrescassem as horas. Vem comigo e serás a rainha da Serra.

   - Chegaste tarde, Serrano! Já me sinto a rainha do Mar - respondeu a Sereia.

   Enfurecida por ser rejeitada, a Serra fez rolar enormes rochedos até ao Mar, rodeando a Sereia: se esta não subia à Serra, descia a Serra ao Mar.

  O Mar zangou-se, e durante noites e dias, dias e noites, atirou-se contra as rochas, mas não conseguiu desfazê-las.

 E assim continuaram até que a Sereia, não sendo capaz de se decidir, transformou-se numa areia tão fina como não há outra igual, recebendo o tributo eterno dos dois eternos gigantes enamorados, umas vezes rivais, outras inimigos, outras ainda grandes amigos. O lugar tem hoje o nome de Praia da Rocha.

wonderful beaches of praia de rocha and praia de vau

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Portimão: Área Desportiva da Praia da Rocha recebe iniciativa para jovens

"A área desportiva da Praia da Rocha vai receber no próximo domingo, 29, entre as 9:00 horas e as 12:30, uma iniciativa direcionada para os jovens mas aberta a toda a população inserida nas comemorações do Ano Internacional da Juventude. 


Este evento visa mobilizar a participação dos jovens para o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, numa organização da direção regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal e da direção regional do Instituto Português da Juventude, com o apoio da autarquia portimonense e de diversas entidades locais. 

A agenda inclui rastreios de saúde, uma mega aula de body vive e de fitness mix, uma marcha corrida, um mega mergulho coletivo e uma atuação do Grupo MD, de música hip-hop". - Região Sul

domingo, 22 de maio de 2011

Polo aquático: Portinado a uma vitória de revalidar o título nacional

""A Portinado venceu este domingo o Salgueiros por 16-8, no segundo jogo da final do <<playoff>> masculino de pólo aquático e está uma vitória de conquistar o título nacional da época2010/2011.


Com os parciais de 3-2, 4-1, 3-2, e 6-3, a equipa de Portimão, campeã em título e que já ontem tinha derrotado os salgueiristas por 9-7, aproximou-se de nova conquista, numa final disputada à melhor de cinco jogos.

Pelos portimonenses, marcaram, Rui Moreira (5), Evghenii Trubetcoi (4), Daniel Crácio (3), Dumitru Sobetchi (1) , António Crácio (1), Maxim Secreieru (1) e Ricardo Biss (1).

O terceiro encontro realiza-se no próximo sábado, 28, ás 15 horas, na piscina municipal de Campanhã. - Região Sul

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mundial de motonáutica volta a Portimão

"Pelo 13º ano consecutivo, Portimão recebe, no próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Maio, a mais prestigiada e emocionante competição mundial do calendário da UIM – União Internacional de Motonáutica, para mais uma edição do Grande Prémio de Portugal/Algarve F1, num espectáculo de alta velocidade que promete agitar as águas do rio Arade.


A prova irá contar com a participação de 16 pilotos, de oito nacionalidades, entre os quais Duarte Benavente, o único português em prova, que desde 1999 tem marcado presença assídua em todas as edições realizadas no nosso país, defendido com grande mérito as cores nacionais, como foi o caso de 2009, em que subiu ao terceiro lugar do pódio.
Já o actual campeão do mundo, o finlandês Sami Selio, não tem sido muito feliz em Portimão, onde conquistou um 2º lugar em 2002, um 4º em 2007 e um 8º em 2008, e no arranque do Campeonato do Mundo de 2011 quedou-se pela 14.ª posição na jornada inaugural realizada no passado mês de Março, no Qatar.
Após o triunfo nessa 1º etapa pela Qatar Team, com a vitória a pertencer ao norte-americano Jay Price, seguido do seu novo companheiro de equipa, o italiano Alex Carella, espera-se uma luta acérrima pelos lugares cimeiros, à qual se juntam Thani Al Qamzi e Ahmed Al Hameli (Team Abu Dhabi), dos Emiratos Árabes Unidos, que em 2009, subiram ao primeiro lugar do pódio na jornada dupla realizada no rio Arade, com Ahmed Al Hameli a repetir a proeza em 2010.
O italiano Francesco Cantando, que há 16 épocas participa no Mundial da F1 e que por cinco vezes terminou a corrida de Portimão na 2ª posição, vai seguramente continuar à procura a sua primeira vitória.
A também cantora norueguesa Marit Stromoy, e único elemento feminino em prova, volta a alinhar neste Grande Prémio, em representação da Team Náutica, ao lado do italiano Rinaldo Osculati.
Confirmadas estão assim as emoções fortes, reservadas aos milhares de entusiastas que, habitualmente, acompanham esta competição, quer na Zona Ribeirinha de Portimão, quer pela transmissão televisiva para 46 países, incluindo Portugal, através do Desporto 2 da RTP." - Algarve Desporto

terça-feira, 17 de maio de 2011

Autódromo do Algarve acolhe Superstars Series

"O Superstars Series vai visitar, no próximo fim-de-semana, o Autódromo Internacional do Algarve pelo terceiro ano consecutivo, partilhando a pista de Portimão com outras categorias.


O Autódromo Internacional do Algarve volta a receber, no próximo fim-de-semana, de 20 a 22 de Maio, mais um evento desportivo internacional de renome e que visita o circuito de Portimão pelo terceiro ano consecutivo: o Superstars Series.

Esta competição tem vindo a ganhar ano após ano uma notoriedade extraordinária e atrai espectadores de todo o mundo, não só pelas corridas sempre muito disputadas mas também pela diversidade de máquinas que se pode encontrar em pista, como, por exemplo, Porsche, BMW, Mercedes, Cadillac, Jaguar, Chevrolet, Audi, entre outras.

Um dos pilotos de referência deste campeonato é Johnny Herbert, o ex-piloto de Fórmula 1 que disputou mais de 160 grandes prémios na categoria e venceu três e que vai estar ao volante de um Mercedes C63 AMG.

Além da categoria principal, o Superstars Series, vão estar também em competição a categoria GT Sprint, com os Ferrari F430, Lamborghini Gallardo, Corvette C6, Maserati GT, Porsche 997, Lotus 2 Eleven, Dodge Viper, Porsche Caymann, e ainda o famoso e sempre aliciante Ferrari Challenge. Inserido no fim-de-semana está ainda o Portimão Classics, um evento que vai acolher o regresso dos Fórmulas Ford, V e Opel/Vauxall, carros clássicos que há mais de 20 anos não são vistos em competição em Portugal.

Os preços dos bilhetes para o evento variam entre os 5 e os 20 euros e podem ser comprados na loja do Autódromo Internacional do Algarve todos os dias da semana". - Lusomotores

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Portimão no clube dos grandes museus mundiais

"Apesar de ainda não ter três anos de existência, o Museu de Portimão já é um dos mais premiados do país. A distinção mais recente foi o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”. Antes, recebeu o relevante prémio “Museu Conselho da Europa 2010” e várias menções honrosas, quer pelo Turismo de Portugal em 2009 quer pela Associação Portuguesa de Museologia na categoria “Melhor Museu Português”, em 2008.


Nunca me passou pela cabeça que o museu pudesse arrecadar tantos prémios, pois não é esse o nosso objetivo. Mas sempre é bom ver as expectativas ultrapassadas e o trabalho ser reconhecido. Mostra que o município fez um bom investimento neste museu”, declara ao JA o diretor do Museu de Portimão.
O espaço museológico, inaugurado em maio de 2008, começou cedo a dar nas vistas. Ainda nesse ano, o museu recebeu uma menção honrosa referente ao prémio Melhor Museu Português, prestigiado galardão instituído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
Em 2009, foi a vez de receber uma menção honrosa no prémio Turismo de Portugal, sendo que, logo no ano seguinte, vence um dos galardões mundiais mais conceituados: o Prémio Museu Conselho da Europa 2010.
E, já este mês, o Museu de Portimão volta a surpreender ao ganhar o prémio DASA – Mundo do Trabalho 2011, naquela que é a primeira edição deste galardão, que foi atribuído na Alemanha.
Todas estas distinções fazem do museu algarvio um dos mais prestigiados a nível mundial, o que deixa muito satisfeitos os responsáveis. “Os prémios dão prestígio e responsabilidade. A nossa obrigação é continuar a apresentar exposições e um trabalho de qualidade”, conclui José Gameiro.
O Museu de Portimão tem dado tanto nas vistas que até nem passou despercebido para a Confraria dos Gastrónomos do Algarve. No último sábado, a confraria atribui o prémio Cultura ao museu “pela forma como presta homenagem a um povo e um concelho que durante séculos viveu quase exclusivamente do mar”, adiantou ao JA o grão-mestre José Manuel Alves.
Ainda de acordo com o responsável pela confraria, o Museu de Portimão tem promovido diversas exposições que têm colocado em destaque a gastronomia, nomeadamente a mostra “Azeite – Saberes com Sabor”, que está patente naquele espaço até 31 de julho.
Museu comemora terceiro aniversário
Entretanto, o Museu de Portimão está prestes a celebrar o terceiro aniversário. Este ano, as comemorações vão estender-se entre os dias 14 e 18 de maio, com diversas atividades, entre as quais a 11ª Corrida Fotográfica, a “Noite Europeia dos Museus”, a apresentação pública da escultura relativa ao prémio recebido e do filme de animação “Cristalina na História da Água”, realizado por 21 jovens, dos sete aos doze anos, na Oficina Educativa do museu durante as férias da Páscoa.
Dia 15 de maio, será ainda inaugurada a nova exposição “Arte Submersa”, com a exibição de várias peças do escultor-ceramista Sylvain Bongard especialmente concebida para este espaço museológico e para sublinhar a relação entre a arte, o homem e o mar". - http://www.jornaldoalgarve.pt

terça-feira, 10 de maio de 2011

Etic de Portimão promove quatro workshops em maio


“Contar uma história com imagens em movimento”, “Criatividade publicitária”, “Operação de câmara subaquática” e “Recicle o seu móvel” são os quatro workshops propostos pela Escola Técnica de Imagem e Comunicação (Etic Algarve), de Portimão, para o mês de maio. Os cursos decorrem sempre ao sábado.
No dia 14, Carlos Vaz ensina como “Contar uma história com imagens em movimento” num curso que pretende dar aos participantes a oportunidade de compreender o processo de realização e narração de uma história com imagens, identificar e aplicar os diferentes tipos de linguagem em televisão e saber dar coerência narrativa a um conjunto de imagens previamente captadas.
A 14 e 21 de maio, Ana Costa Franco, formadora no curso de Design Gráfico na Etic em Lisboa, mostrará que o que faz rir, surpreender e emocionar na publicidade é a ideia, o conceito, no workshop “Criatividade publicitária”, dirigido a estudantes ou profissionais da área de comunicação e design.
No dias 21 e 28 de maio, Carlos Vaz ministra o curso “Operação de câmara subaquática”, cujos principais objetivos são mostrar as especificidades da captação de imagem no meio subaquático, os diferentes equipamentos de captação de imagem subaquática existentes no mercado e ainda quais as dificuldades inerentes à operação de uma câmara debaixo de água. Este workshop decorre nas piscinas de Faro e aos participantes pede-se que já tenham experiência em mergulho.
Ainda nos dias 21 e 28 de maio, Palmira Leiria apresenta uma forma criativa de reciclar, transformar ou adaptar aquele móvel de que já não se gosta ou que se tornou completamente inútil no workshop “Recicle o seu móvel”. - Jornal do Algarve

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Portimão angaria medula óssea para duas meninas


"Cerca de 250 pessoas já manifestaram disponibilidade para colaborar na campanha de doação de medula óssea que vai ter lugar a 14 de maio, entre as 11h00 e as 16h00, no destacamento territorial da GNR de Portimão, e que se destina em especial a duas meninas algarvias que padecem de leucemia.
Uma vez que o objetivo proposto de mil doações ainda está longe de ser atingido, os promotores reforçam o apelo a todos os potenciais dadores – entre 18 e 45 anos – para que colaborem, sendo condições essenciais pesarem pelo menos 50 quilos e não terem recebido uma transfusão de sangue desde 1980.
Uma equipa de três elementos do CEDACE – Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão promoverá à colheita, com o apoio de três enfermeiros voluntários pertencentes ao Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, num processo simples e indolor em que apenas será retirado um pouco de sangue do braço do dador, como numa análise comum para testes de compatibilidade." - http://www.jornaldoalgarve.pt/

domingo, 8 de maio de 2011

FIA GT1: Nissan GT-R repete vitória em Portimão



"A Nissan soma e segue no Mundial FIA GT1! Hoje, na corrida principal do programa do fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve, em, Portimão, outra vitória de um GT-R, com Lucas Lurh e Michael Krumm a partilharem o volante do carro da JRM que terminou a prova de 60 minutos na 1.ª posição. 

A Nissan dominou a etapa portuguesa do Mundial FIA GT1, 3.ª do campeonato, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. 

Após os três primeiros lugares conseguidos no sábado, com vitória do GT-R pilotado por Richard Westbrook e Peter Dumbreck, hoje, na corrida rainha do programa do fim-semana, a marca nipónica repetiu a vitória (outra vez com a equipa JRM!), com a dupla Lucas Lurh e Michael Krumm a terminar os 60 minutos de prova com vantagem de 5,4 segundos sobre o Aston Martin DB9 de Stefan Mücke e Darren Turner (Young Driver AMR), que aproveitou azares alheios e conseguiu “intrometer-se” em competição (quase) “privada”... Na 3.ª posição, o GT-R da Sumo Power pilotado por Jamie Campbell-Walter e David Brabham.

Na 2.ª corrida do Europeu de GT3, os BMW Z4 GT3 não repetiram o “um-dois-três” da véspera. Enzo Ide e Greg Franchi, no R8 LMS da Belgian Audi Club Team WRT, arrancaram apenas da 7.ª linha mas protagonizaram recuperação verdadeiramente espectacular e conseguiram a vitória, deixando Portimão no 2.º posto da tabela classificativa do campeonato, atrás de Csaba Walter e Claudia Huertgen (BMW Z4 GT3), que conseguiram o melhor resultado acumulado do fim-de-semana (2.º ontem, 5.º hoje).




No Mini Challenge, com duas duplas de pilotos portugueses em acção, os espanhóis ganharam as duas corridas, ambas de 45 minutos. Pedro Salvador foi 10.º na 1.ª, a 22,176 s de L. Reyes, e o parceiro de equipa Gonçalo Gomes obteve o 5.º lugar na 2.ª, a 17,588 s de J. Villa. Paulo Alho e António Recciardi obtiveram classificações mais modestas (respectivamente, 11.º e 15.º).

No Campeonato de Portugal de Circuitos, José Pedro Fontes e Miguel Barbosa, que estrearam Mercedes SLS AMG no Algarve, repetiram a vitória de ontem, à frente do Lamborghini Gallardo de Patrick Cunha e José Ramos. César Campaniço e Ni Amorim, em Audi R8, terminaram na 3.ª posição. José Monroy e Francisco Guedes, em Ferrari 360 Challenge, ganharam a categoria GT4 e Gonçalo Inácio e Nuno Santos, em Seat Leon Supercopa, triunfaram nos turismos.

Nos campeonatos de Portugal de Clássicos e Clássicos Circuitos 1300, corridas que decorreram em simultâneo devido ao número muito reduzido de inscritos, Luís Barros (Porsche 930 Turbo) repetiu a vitória de sábada na categoria principal e Victor Araújo (Datsun 1200) impôs-se entre os 1300." - A Bola

Portimão vai encher



Vencer é a única alternativa para manter esperança. Adeptos vão aderir em grande número. Nova Direcção está por horas. 


A calculadora de Portimão apenas tem uma tecla: a de somar. 

Vencer o Marítimo é a única alternativa para adiar todas as decisões para a última jornada. Além disso, é necessário esperar por uma vitória do Sporting em Alvalade, diante do Vitória de Setúbal. 

Trata-se, percebe-se, de um jogo decisivo, sem margem para errar. E uma casa cheia de adeptos algarvios para apoiar.

Os bilhetes têm sido distribuídos a bom ritmo e, a avaliar pela procura, é esperada esta noite uma das melhores casas da época. 

Com o desejo de ver o Municipal pintado de preto e branco, Luís Batalau, presidente da Comissão Administrativa, deixou mais uma mensagem a todos os algarvios.

«Lembro que os sócios e os estudantes não pagam bilhete. Apelo a todos os portimonenses para apoiarem a equipa neste momento decisivo. O apoio, nesta altura, torna-se imprescindível, queremos encher o estádio», disse o dirigente, que pouco depois manifestou toda a confiança num final feliz para a equipa:

«Sabemos que dependemos de terceiros, mas estamos com fé e motivados para ultrapassar com êxito o Marítimo, um jogo decisivo para nós».

Na semana passada, Luís Batalau confidenciou que o futebol profissional poderia acabar se não aparecesse uma nova Direcção. Esse problema mantém-se, mas oito dias depois surgiu uma luz ao fundo do túnel.