terça-feira, 3 de abril de 2012

EMARP - Dívidas da água atingem 5,4 M €

A crise está a fazer com que famílias e empresas de Portimão tenham cada vez mais dificuldade em pagar a factura da água. Em 2011, a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) registou um aumento de 1,5 milhões de euros nas dívidas, em comparação com 2010. 


Segundo o relatório e contas da EMARP, o incumprimento no prazo de pagamento das facturas atingiu, no fim de 2011, o valor acumulado de 5,4 milhões. O número de facturas transitadas para execução fiscal aumentou 12,34%. E a tendência é para as dívidas se agra-varem este ano. Em Fevereiro, mil fa-mílias de Portimão não pagaran as facturas.

A situação económica também se reflecte na redução do consumo de água, sobretudo dos consumidores não domésticos. As empresas, em especial da hotelaria, gastaram menos 225 mil m3 de água em 2011, em comparação com ano anterior.

Face a este cenário, a EMARP registou pela primeira vez, nos últimos cinco anos, resultados operacionais deficitários. De acordo com o relatório, os valores transitados apresentaram um saldo negativo de cerca de 124 mil euros.

Em 2012, as verbas destinadas a investimentos ultrapassam ligeiramente um milhão de euros. "Perspectiva-se que as obras a efectuar se cinjam a pequenas reparações e manutenções, ficando adiadas obras cruciais para o abastecimento de água e drenagem de águas residuais e substituição de parte dos veículos de recolha de resíduos", admite a empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário