quarta-feira, 29 de agosto de 2012

«Vai e Vem» inicia a 15 de setembro os horários de inverno

A Câmara Municipal de Portimão anunciou a entrada em vigor, a partir de 15 de setembro, dos horários de inverno do circuito de transporte urbano «Vai e Vem», definidos para garantir a entrada e saída dos alunos nas escolas ao longo do próximo ano letivo. 


Por motivos de ajustamento da procura à oferta verificada, e perante a atual necessidade em otimizar os custos de operação do serviço, será alterado o percurso e a frequência nas linhas com menor procura ao fim-de-semana, em particular nas linhas L1, L3, L4, L7, L8, L9, L10, L11, L12, L13, L14, L16 e L17. 

Assim, a linha L3 passa a funcionar apenas de segunda-feira a sábado de manhã (última partida às 14:15 horas de sábado), sendo a alternativa a linha L9; nas linhas L12 e L13 é suprimido o serviço aos domingos e feriados; nas linhas L11, L14, L16 e L17 é suprimido o serviço ao sábado, domingo e feriados; e nas linhas L1, L7, L9 e L10, a frequência é reduzida ao fim-de-semana. 

A linha 15, desativada no período de verão, volta a operar de segunda a sexta-feira, não estabelecendo ligação ao sábado, domingo e feriados, conforme já acontecia antes do horário de verão, sendo que em alternativa os clientes da Mexilhoeira Grande e do Rasmalho são servidos pela rede de transporte interurbano da Frota Azul, respetivamente pelas linhas Lagos-Portimão e Monchique-Portimão, ao mesmo tempo que a ligação à Companheira será garantida em alguns horários pela L5, e a L8 retoma o percurso Hospital-Praia de Alvor. 

A L4, no sentido Escola Secundaria Poeta António Aleixo-Alfarrobeiras, é prolongada à Aldeia das Alfarrobeiras em mais dois horários diários (10:02 e 19:37), de segunda a sexta-feira. 

Por outro lado, entrará em vigor no dia 1 de outubro um novo tarifário e zonamento, passando a existir apenas o tarifário de uma zona, o que beneficiará os clientes que atualmente utilizam o tarifário de duas zonas. 

Adicionalmente, é alterada a tarifa social de 50% para 40% para os clientes com a assinatura estudante, idoso (mais de 65 anos) e portadores de mobilidade reduzida. 

Todas estas alterações já se encontram disponíveis para consulta no sítio da autarquia (www.cm-portimao.pt), assim como a informação relativa aos horários e percursos das linhas que entram em vigor a 15 de setembro, além dos horários e linhas que servem os alunos e respetivas escolas. Na primeira semana de setembro, estarão disponíveis os horários em suporte papel em vários pontos de venda no concelho. 

O «Vai e Vem» tem atualmente 17 linhas, 565 paragens, percorre todas as freguesias do concelho numa extensão de 160 km e no primeiro semestre deste ano transportou cerca de um milhão de passageiros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário