sábado, 17 de março de 2012

A Naifa atua hoje no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO)

O álbum «não se deitam comigo corações obedientes» marca o regresso d’A Naifa aos originais.
Trata-se do quarto disco do coletivo e é lançado após a publicação da fotobiografia de homenagem a João Aguardela.

O novo disco tem 11 canções, compostas a partir de textos de Adília Lopes, Ana Paula Inácio, Margarida Vale de Gato, Maria do Rosário Pedreira e Renata Correia Botelho.


Ilustram o disco imagens selecionadas das diversas propostas chegadas, na sequência do desafio lançado pela banda a artistas plásticos, gráficos, ilustradores, fotógrafos, etc.

Depois da tour realizada em 2010, a banda de Luís Varatojo (guitarra portuguesa) e Maria Antónia Mendes (voz), que conta agora com Sandra Baptista (baixo) e Samuel Palitos (bateria), volta a pisar os palcos de vários teatros portugueses para apresentar as músicas do seu novo álbum de originais «não se deitam comigo corações obedientes».

«não se deitam comigo corações obedientes» está a ser disponibilizado em edição online durante o mês de fevereiro, e só terá edição física no início de março, com venda exclusiva nos locais dos concertos e chegando às lojas no final do mês de março.

Quinta Pedagógica de Portimão volta a proporcionar sessões de asinoterapia

A Quinta Pedagógica de Portimão retomou as sessões de asinoterapia, com vista a ajudar crianças, adolescentes e adultos que sofrem de paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo, microcefalia e outras doenças raras.


Esta terapêutica junta-se à hipoterapia, que recorre a cavalos e póneis, e à terapia assistida por animais (com cães, coelhos anões e gatos), sendo feita com recurso ao burro «Joaquim Manel», à burra «Madonna» e à burrica «Azeitona», cujo nascimento motivou durante algum tempo a redução das sessões de asinoterapia disponibilizadas neste equipamento.

De acordo com as necessidades de quem mais precisa, outros dos problemas que podem ser tratados através da oferta psicoterapêutica com animais são a motricidade fina, a baixa autoestima, a postura corporal, a dislexia, a hiperatividade e diversas fobias.
Para mais informações, os interessados podem utilizar o contacto 282480730 ou o endereço eletrónico quinta.pedagogica2@cm-portimao.pt.

Fonte: Região Sul

domingo, 11 de março de 2012

PSP de Portimão dá golpe no tráfico

Eram considerados dois dos principais traficantes de drogas duras nas ruas de Portimão e foram detidos esta semana pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP da cidade. 


Ambos caboverdianos, dedicavam-se ao tráfico de cocaína e foram interceptados em flagrante. Um, de 22 anos, operava na zona do Alto Xavier e na rua Infante D. Henrique. Presente, ontem, ao Tribunal de turno, em Lagos, recolheu à cadeia de Silves. O outro, de 45, que foi apanhado pela PSP a vender ‘muchas’ de coca (doses individuais, em invólucros plastificados) numa esquina do estádio do Portimonense, na noite de dia 7, e tinha cerca de 300 euros, ficou em liberdade mediante Termo de Identidade e Residência (TIR) e apresentações às autoridades na zona da Amadora, onde tem residência. Segundo fonte do Comando de Polícia na região, os dois suspeitos eram "os traficantes de drogas duras mais activos" de Portimão.

O mais jovem era investigado há meses e foi um dos que escapou a uma rusga realizada pela PSP de Portimão no passado dia 13 de Dezembro, na zona do Alto Xavier – actualmente conotada com o tráfico e consumo de estupefacientes. Sobre ele recaía um mandado de busca, mas nesse dia não estava no local.


Pelas 17h00 de anteontem foi detectado pelos investigadores da PSP a vender cocaína, perto de um café africano, a vários consumidores, tendo sido interceptado e detido. A PSP, que montou uma acção de vigilância, identificou ainda quatro consumidores e apreendeu-lhes a droga que tinham acabado de comprar ao suspeito. Este tinha em seu poder 295 €, que também foram apreendidos.


Porto de Portimão volta a promover-se na Cruise Shipping Convention de Miami

O Porto de Portimão volta a estar representado na Cruise Shipping Convention, o maior certame de cruzeiros do mundo, que este ano decorre entre 12 e 15 de março, em Miami (EUA), com a presença de cerca de 980 expositores de 120 países ou regiões e principais operadores do segmento. 



Em Miami, onde são esperados mais de dez mil profissionais do setor, a representação de Portimão divulgará todo o seu potencial enquanto porta de acesso privilegiada para os navios de cruzeiros que rumam do Atlântico aos destinos mediterrânicos. 

Esta presença resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Portimão, a Portimão Urbis, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, a Associação Turismo de Portimão e o Turismo do Algarve. 

Pelo quarto ano consecutivo, refere a autarquia local, o Porto de Portimão tornou a crescer no número de navios de cruzeiros e de visitantes, estando já agendadas para este ano um total de 48 escalas. 

Com efeito, no ano passado verificou-se o aumento de 13,5% no número de escalas, passando das 52 de 2010 para as 59, enquanto no que toca aos passageiros o porto de Portimão registou um crescimento de 32,5%, subindo das 33.843 pessoas em 2010, para as 44.841 no ano passado. 

No período compreendido entre 2007 e 2011, os dados apontam para um crescimento de 673% no número de passageiros, passando dos 5.798 para os 44.841 visitantes, “o que constitui um aumento muito significativo, considerando que neste período o investimento no porto foi bastante reduzido”, sublinha a câmara de Portimão. 

Fonte: Região Sul

domingo, 4 de março de 2012

Cem lojas do centro da cidade já fecharam

O comércio de Portimão está de rastos, havendo cada vez mais lojas a fechar as portas. A crise económica e a concorrência das grandes superfícies estão a asfixiar o comércio tradicional da cidade.

Várias  lojas do centro de Portimão estão a fechar 
devido à falta de clientes na zona comercial
"Das 297 lojas do centro da cidade já fecharam 100", revela João Rosado, presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), com base num levantamento realizado nos últimos dias. O dirigente associativo diz que "a tendência é para mais lojas fecharem as portas, se nada for feito rapidamente".

Para João Rosado, uma medida essencial para revitalizar o centro da cidade seria a instalação da Loja do Cidadão, que permitiria atrair mais pessoas. "A câmara tem feito ouvidos de mercador, pelo que vamos avançar este mês com um abaixo-assinado a pedir que isso seja concretizado", diz o presidente da ACRAL, adiantando que "até existe uma verba de um milhão de euros do QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional] para a implementação da Loja do Cidadão". E defende que o antigo edifício da Caixa Agrícola podia ser o local escolhido.

Fonte da autarquia responde que "todo o processo da Loja do Cidadão está em reanálise, não havendo qualquer decisão sobre a localização". Inicialmente, esteve prevista a construção de um edifício de raiz por detrás da câmara.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Vai e Vem de Portimão reduz frequência de ligações

Devido à menor procura, a partir deste dia 1 de março, a frequência das ligações noturnas e de fim-de-semana do Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão será reduzida em quase todas as linhas, para garantir a eficiência dos recursos disponíveis.



A medida está diretamente associada à análise dos dados referentes ao ano passado, em que na procura média aos sábados se verificou uma redução na ordem dos 11 por cento face ao registado num dia útil, enquanto aos domingos esses dados representaram menos 8,7 por cento de afluência.

Fonte: Barlavento