O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos adjudicou em dezembro passado um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para avaliação do projeto de desenvolvimento do Porto de Portimão, que visa responder ao aumento das dimensões dos navios de cruzeiros e da crescente procura desta escala.
A nota de imprensa da Câmara de Portimão dá ainda conta que o estudo avaliará os efeitos espectáveis na hidrodinâmica do estuário do rio Arade e nas infraestruturas marginais, pela implementação de um canal de navegação com 250 m, contando atualmente com um canal de apenas 150 m de largura útil. É também objetivo aprofundar o canal, passando dos atuais 8 m ZH para os 10 m ZH, bem como alargar a bacia de rotação frente ao cais comercial, dos atuais 300 m para os 500 m de diâmetro.
O LNEC está a desenvolver o modelo hidrodinâmico, onde se incorpora muita informação existente e dados adquiridos no âmbito deste estudo, nomeadamente da batimetria, da hidrodinâmica e caraterísticas dos sedimentos, sendo testados através deste modelo os efeitos da intervenção, permitindo à Autoridade Portuária otimizar a acessibilidade marítima, com vista a garantir a sustentabilidade física da mesma e a necessária proteção interior das infraestruturas existentes.
Este estudo deverá estar pronto em junho próximo, habilitando as autoridades portuárias para a prossecução dos referidos projetos de investimento, os quais permitirão um crescimento sustentado das escalas e do número de passageiros no Porto de Portimão, que poderão chegar aos 250 mil pessoas por ano, através da receção de navios com capacidade superior a 2.500 passageiros.
Fonte: http://algarvepress.wordpress.com/
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