quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Portimão: Percursos naturais convidam a redescobrir belezas e segredos

Partir à descoberta da natureza é o convite que a Câmara Municipal de Portimão faz até junho próximo, propondo todos os meses um percurso natural pelo concelho, o primeiro dos quais já no sábado, 23, entre a Praia do Vau e a Ponta João d’Arens. 


O itinerário permitirá descobrir a mais espetacular secção de costa rochosa do município, sendo praticamente efetuado no topo de arribas, proporcionando aos participantes observar fantásticas formações rochosas, entre leixões e algares que protegem pequenas praias, esculpidas e moldadas pela erosão da chuva, do mar e do vento. 

Nesta zona existe uma flora luxuriante e tipicamente mediterrânica, onde se destacam a aroeira, a palmeira-anã, as plantas aromáticas, como os tomilhos e as cistáceas, sendo possível ouvir o som do mar e o canto das aves, como o corvo-marinho, as gaivotas, as gralhas-de-nuca-cinzenta, os carraceiros, as garças-brancas e muitos passeriformes, poisadas nos leixões ou voando junto à arriba. 

O passeio terá uma duração aproximada de duas horas e meia e será guiado pela equipa de biólogos da Câmara de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais presentes ao longo deste percurso com cerca de 4 km. 

As inscrições, limitadas a 25 pessoas, podem ser feitas até à véspera através do telefone 282480412 ou do endereço eletrónico daes@cm-portimao.pt, devendo os participantes concentrar-se às 9:30 do dia do percurso junto à rampa de acesso à Praia do Vau. 

Os próximos percursos naturais já se encontram agendados, seguindo-se a 23 de março a Ria de Alvor, enquanto a 13 de abril é proposto outro passeio entre a Praia do Vau e João d`Arens. 

O Moinho da Rocha, que integra a Via Algarviana, é a proposta para 11 de maio, enquanto as Dunas de Alvor serão o destino dos participantes a 8 de junho, sendo que em todos os casos as inscrições estarão abertas uma semana antes.



Sem comentários:

Enviar um comentário